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27/04/2018 - Atualizado em 27/04/2018
Conheça as vitaminas que devem compor o seu organismo para prevenir doenças (PARTE 2)
Por Redação
 

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POR: Dra Márcia Fraga - Biomádica

Proprietária do Laboratório Exame - Catanduva

 

 

Continuação do artigo publicado anteriormente sobre vitaminas.

VITAMINA B1
Conhecida também como Tiamina faz parte do complexo B. Tem importância no funcionamento do Sistema Nervoso Central, produz energia e auxilia no estado mental. Seu monitoramento é utilizado para diagnosticar Beribéri. Sua deficiência aparece em casos de neoplasias, diabetes, diarreias prolongadas e alcoolismo.

VITAMINA B2

A vitamina B2 faz parte das vitaminas do complexo B. Ela também é conhecida como riboflavina. 

É de fácil absorção e não é armazenada pelo organismo (além de não ser sintetizada por ele), devendo ser reposta regularmente através da dieta ou pelo consumo de suplementos. No organismo dos seres humanos, auxilia no metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, sendo importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos. Ela é essencial para a produção de dois cofatores enzimáticos necessários para o funcionamento de diversas enzimas que atuam nas vias metabólicas do organismo. 
A intoxicação pela vitamina B2 é muito rara, pois quando são ingeridas altas doses, o risco do intestino absorvê-la de forma significativa, é muito pequeno. A administração de doses tóxicas por injeção existe, porém normalmente o excesso é excretado junto com a urina.

VITAMINA B3

A vitamina B3 também pode ser chamada de niacina, é uma substância de essencial para o processo metabólico, que transforma os alimentos ingeridos em energia para que aos nutrientes sejam utilizados corretamente. A deficiência dessa vitamina provoca diarreia, falta de apetite, fadiga, insônia, irritabilidade, depressão e problemas de pele. Ela também auxilia na diminuição do colesterol sanguíneo, sendo sua suplementação uma alternativa para quem sofre com colesterol alto.

Através da nossa dieta habitual, raramente obtemos a quantidade ideal de triptofano e vitamina B3 de que nosso corpo necessita para todas suas funções metabólicas. E como o aminoácido também é utilizado pelo fígado para a produção de vitamina B3, uma baixa ingestão da vitamina pode dificultar a produção de serotonina no cérebro, já que o triptofano será primariamente utilizado para a síntese de B3.

Por esse motivo, tão importante quanto aumentar o consumo de triptofano, é verificar na sua dieta a ingestão diária de niacina, vitamina que pode ser encontrada em alimentos como o atum, salmão, frango, fígado, amendoim, cogumelos, ervilha, sementes de girassol e abacate.

É importante ressaltar também que o organismo necessita de concentrações adequadas de ferro, riboflavina (vitamina B2) e vitamina B6 para poder sintetizar a niacina e a serotonina.

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