COLUNISTAS  
 
07/03/2018
Para quem vive em dieta, é importante saber um pouco sobre Vitamina “A”
Por André Santos
 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

A geração atual está cuidando cada vez mais da própria saúde e as academias nunca estiveram tão cheias.

Não é difícil encontrar alguém que esteja fazendo a famosa dieta tanto para emagrecer, quanto para ganhar massa muscular.

Tais dietas, se foram aplicadas corretamente, podem ajudar muito a pessoa a conseguir alcançar seus objetivos, mas é preciso prestar muita atenção naquilo que se está ingerindo para que seu organismo não acuse a falta ou excesso de algum nutriente.

Um desses nutrientes, é a Vitamina “A”, que é encontrada em alimentos de origem animal e nos vegetais como. Couve, Espinafre, Cenoura, Fígado, Ovo, Agrião, Manga, Damasco, Mamão, Tomate, Batata Doce, Cereais fortificados, Leite Integral e Abóbora.

Sintomas de deficiência de Vitamina “A” no organismo

O primeiro sintoma da deficiência de vitamina “A” é a cegueira noturna, ou seja, a dificuldade de enxergar bem na penumbra. Outros sintomas são alterações na pele, dificuldade de cicatrização, perda do paladar e também baixa imunidade. O agravamento do quadro pode reverter em prejuízo parcial ou total da visão

Como a vitamina “A” mantém as células das mucosas mais resistentes, ela ajuda também a defender o corpo contra infecções, já que paredes que revestem os aparelhos digestivo, urinário e respiratório são a primeira barreira de defesa do organismo contra a proliferação de microrganismos nocivos.

Sintomas de excesso de vitamina “A” no organismo

O excesso de vitamina “A” no organismo também pode ter efeitos colaterais como: dores de cabeça, ressecamento da pele, náuseas, dores nos ossos e articulações, queda de cabelo, cansaço, irritabilidade, falta de apetite, aumento do baço e fígado, ocorrendo assim alterações nos exames de sangue.

Portanto, preste muita atenção em sua dieta e faça com que ela seja o mais balanceada possível para que não haja falta e nem excesso de vitaminas em seu organismo.

Tanto a falta, quanto o excesso, podem causar sérios danos à sua saúde.

 

Dra. Márcia Fraga

Biomédica – Laboratório Exame Catanduva

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 
 
veja também
Conheça as vitaminas que devem compor o seu organismo para prevenir doenças
Saúde e Movimento com Débora Garcia: Como manter a forma no inverno. Deixe a preguiça de lado e mantenha o corpo em forma
Como Emagrecer com Saúde – Dicas para você se Alimentar de Maneira Saudável - Saúde & Movimento com: Debora Garcia
Saúde & Movimento com: Debora Garcia
COMENTÁRIOS

(17) 99603-9669 | redacaome@gmail.com

O jornal Mural do Esporte é uma iniciativa do seu fundador, André Santos.

Mural do Esporte - Copyright ® 2018, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved.