COLUNISTAS  
 
08/09/2017 - Atualizado em 08/09/2017
Super Dica com Dr. Daniel Artiaga
Curiosidades sobre Ácido Lático
Por Redação
 

 

 

 

Para realizar atividades nosso corpo gasta energia. 
Esta energia é proveniente de uma molécula chamada ATP, fabricada em todas as células vivas como um modo de capturar e armazenar energia.
Conforme nosso corpo vai realizando suas funções, o ATP é degradado e restaurado por outra fonte energética (Fosfocreatina).
Quando as necessidades energéticas vão aumentando, o corpo utiliza o pouco de ATP que tem disponível e a fosfocreatina é solicitada para ressintetizar ATP, porém, há pouca quantidade de fosfocreatina em nosso organismo.

 


As necessidades energéticas continuam e o nosso corpo solicita outro macronutriente para realizar a ressintese do ATP. Neste momento nosso corpo precisa fazer uma escolha: qual substrato energético utilizar: gordura ou carboidratos. Está escolha dependera de dois fatores: (1) a velocidade de ressintese do ATP; e (2) se há ou não a presença de oxigênio durante o processo de transformação.

Na presença de oxigênio o organismo utilizaria a gordura para ressintetizar ATP, uma vez que a gordura gera mais ATP que a glicose. Por outro lado, na necessidade de alta velocidade de ressintese do ATP o organismo irá optar pela glicose ou glicogênio hepático e muscular; como em exercícios extenuantes e muito intensos. 
Esse ciclo resulta na produção de ácido lático, que faria com que o exercício fosse interrompido minutos depois pela instalação da fadiga muscular dos músculos ativos.
O lactato não deve ser encarado como um produto de desgaste metabólico. Pelo contrário, proporciona uma fonte valiosa de energia química que se acumula como resultado do exercício intenso. Quando se torna novamente disponível uma quantidade suficiente de oxigênio durante a recuperação, ou quando o ritmo do exercício diminui, NAD+ (coenzima NADH em sua forma oxidada) varre os hidrogênios ligados ao lactato para subseqüente oxidação a fim de formar ATP. 

 

 

 
 
veja também
Super Dica com Dr. Daniel Artiaga: Conheça a Glutamina
Turma do Pedal com: Sandro Gallo
Super Dica com Dr. Daniel Artiaga: Recuperação pós treino
Vida e Esporte com Gleison Begalli: A verdadeira festa do esporte brasileiro
COMENTÁRIOS

(17) 99603-9669 | redacaome@gmail.com

O jornal Mural do Esporte é uma iniciativa do seu fundador, André Santos.

Mural do Esporte - Copyright ® 2017, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved.