COLUNISTAS  
 
24/08/2017 - Atualizado em 24/08/2017
Vida e Esporte com Gleison Begalli
Torcidas uniformizadas: paixão e morte
Por André Santos
 

 

 

 

 

 

Na última semana saiu mais uma sentença, três corintianos foram criminalmente punidos pela morte de um palmeirense durante uma briga de torcidas em 2014. A pena foi de dezesseis anos de reclusão e um dos réus desmaiou no júri.

Dias atrás, torcedores de Flamengo e Botafogo protagonizaram um episódio lamentável que mais uma vez, ceifou uma vida. O botafoguense foi espancado por cinco rubro-negros até a morte.

Fora das arenas, as grandes organizadas do Brasil fazem jus a denominação, com estatuto próprio, regimento interno, cobrança de mensalidade, uniformes, lojas físicas e virtuais, sites, fanpages e até mesmo rede de franquias, movimentam receitas milionárias.

 

 

Surgidas nos anos sessenta, onde simpatizantes de uma mesma agremiação reuniam-se para assistirem juntos aos jogos do time do coração, elas viraram sinônimo de espetáculo nas arquibancadas.

Entretanto, nas últimas décadas, temos assistido a um verdadeiro show de horrores. As grandes torcidas organizadas do Brasil, rebaixaram-se ao status de violentas e constrangedoras.

Muitas famílias deixaram de ir aos estádios. Torcedores não podem mais caminhar tranquilamente nos grandes centros com a camisa do seu time. Mortes e espancamentos viraram rotinas nos dias de grandes jogos.

As conquistas dentro das quatro linhas tornaram-se menores, apenas um detalhe. O que conta mesmo é o número de filiados e a conquista do Carnaval.

Reflexo da cultura da sociedade atual, extremamente consumista e superficial, entre um amor de paz, tolerância e a solidariedade, preferem irrigar seus corações com ódio, descriminação e individualismo.

É o detrimento do ser em favor do ter. O amor ao próximo deixou, há tempos, de ocupar os primeiros lugares em nossas vidas, até mesmo no futebol.

Gleison Begalli
Professor do Colégio São Mateus
Empresário, Esportista, Cursilhista e Rotariano

 

 

 
 
veja também
Super Dica com Dr. Daniel Artiaga: Conheça a Glutamina
Turma do Pedal com: Sandro Gallo
Super Dica com Dr. Daniel Artiaga: Recuperação pós treino
Vida e Esporte com Gleison Begalli: A verdadeira festa do esporte brasileiro
COMENTÁRIOS

(17) 99603-9669 | redacaome@gmail.com

O jornal Mural do Esporte é uma iniciativa do seu fundador, André Santos.

Mural do Esporte - Copyright ® 2017, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved.