BASQUETE  
 
08/05/2018
Ricardo Molina, o nome por trás do sucesso do basquete feminino nacional
Por André Santos
 

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

A cidade de Catanduva é tida nacionalmente como um dos maiores centros de basquete feminino brasileiro. O cidadão catanduvense vê o basquete com olhos diferentes e o amor que a torcida tem pelas nossas meninas do basquete, é incondicional.

Por este motivo, vamos nos aprofundar um pouco na história recente do basquete brasileiro e, principalmente, no nome que está fazendo a diferença.

É fato que, tudo o que acontece no cenário do basquete nacional, atinge diretamente o BAX Catanduva e consequentemente nossa torcida.

Não faz muito tempo, o basquete brasileiro vivia uma das piores fases de sua história. A suspensão a qual a FIBA(Federação Internacional de Basquetebol) impôs ao basquete brasileiro, proibindo as equipes de disputarem competições internacionais, acendeu a luz de alerta sobre a forma como o basquete brasileiro vinha sendo administrado.

A CBB(Confederação Brasileira de Basquetebol) entrou em colapso e as coisas só voltaram aos eixos após a mudança na presidência daquela entidade.

A FIBA liberou as seleções masculina e feminina para voltarem a disputar competições e aos poucos, vemos que o basquete brasileiro está voltando a caminhar para um lado bom.

Um dos responsáveis por este bom caminho é o presidente da LBF(Liga de Basquete Feminino), Ricardo Molina. Ele e sua diretoria, estão fazendo algo nunca visto na história do basquete feminino brasileiro.

CONHEÇA UM POUCO SOBRE RICARDO MOLINA

Natural de Estrela D’Oeste, interior de São Paulo, Ricardo Molina pratica esportes desde os seis anos de idade. Naquela época, ainda não fazia ideia de que o basquete seria tão presente em sua vida.

Quando chegou aos 14 anos de idade, deixou sua casa em Estrela D’Oeste para embarcar no sonho de ser um jogador de basquete profissional na cidade de Jales/SP na equipe do Banespa. Em Jales ficou dois anos e saiu quando a equipe foi extinta.

Decidiu, então, dedicar-se aos estudos e mudou-se para Santa Bárbara D’Oeste onde se formou e aos 26 anos assumiu o projeto da Unimed que na época trabalhava apenas com as categorias de base das cidades de Americana e Santa Bárbara.

Reativou o projeto do basquete adulto da Unimed, um projeto vitorioso que culminou em inúmeros títulos para a cidade de Americana.

Sua entrada na LBF aconteceu em 2017, assumindo como presidente interino no lugar do então presidente, Márcio Cataruzzo, que estava em seu último ano de mandato.

Molina foi eleito para seu primeiro mandato completo neste ano de 2018, com mandato até 2022. Até o final de seu mandato, pretende efetuar mudanças significativas para o basquete feminino como um todo, principalmente na área de projetos sociais.

A LBF não deixou de crescer após sua entrada, sempre inovando dentro e fora das quadras, o que torna a Liga ainda mais atraente para todas as equipes participantes e para o público em geral.

Um exemplo disso, será a obrigatoriedade das equipes participantes da LBF em realizar ações junto à sua comunidade, beneficiando e incluindo pessoas à partir da LBF 2019.

São diversos outros projetos que tiveram sua participação, sempre buscando o bem estar das pessoas que o cercam.

O fato é que, a dedicação e o amor ao esporte estão sempre em primeiro lugar na vida deste cidadão. As mudanças estão começando a acontecer, e para melhor, graças ao empenho e dedicação de Ricardo Molina.

Nós, catanduvenses e que amamos basquete, só temos de agradecer.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 
 
veja também
BAX Catanduva contrata mais duas atletas para a disputa do Paulistão
Cesamar Fernandes é o novo técnico do BAX Catanduva para a temporada 2018/19
BAX Catanduva busca patrocinadores para a disputa do Paulistão 2018
Hoopz Catanduva entra em quadra no próximo Domingo pela Copa Monte Líbano
COMENTÁRIOS

(17) 99603-9669 | redacaome@gmail.com

O jornal Mural do Esporte é uma iniciativa do seu fundador, André Santos.

Mural do Esporte - Copyright ® 2018, Maquinaweb Soluções em TI - Todos os direitos reservados. All rights reserved.